Regra pune aqueles que se adiantam aos procedimentos de desembarque. Passageiro também precisará aguardar a vez de sua fileira desembarcar. Turquia vai multar passageiros apressados
Suhyeon Choi/Unsplash
A Turquia multará os passageiros que se levantam e ocupam os corredores após a aterrissagem para sair mais rápido do avião, segundo o jornal The Washington Post.
A regra faz parte de um documento da Direção-Geral de Aviação Civil da Turquia e pune aqueles que se adiantam aos procedimentos de desembarque e não respeitam o aviso de afivelar o cinto de segurança.
O passageiro também precisa aguardar a vez de sua fileira desembarcar – ele não poderá sair antes de alguém que esteja na sua frente.
✈️ Barraco no avião: veja consequências para passageiros que brigam em voos
Barraco no avião: entenda quando o passageiro pode ser expulso do voo
A regra também prevê punições para quem abrir o bagageiro acima dos assentos ou lotar os corredores antes da autorização para o desembarque.
De acordo com a emissora turca Halk TV, a multa para quem infringir as regras é de 2.603 liras turcas – cerca de R$ 377. Elas valem para qualquer voo que aterrissar na Turquia.
O documento determina, ainda, que as tripulações avisem sobre as regras antes do pouso, alertando que os infratores serão encaminhados às autoridades e ficarão sujeitos a multa.
Na determinação, Kemal Yüksek, diretor-geral de Aviação Civil do país, argumenta que houve um aumento significativo de pessoas que desrespeitam as medidas de segurança e a prioridade de desembarque de outros passageiros.
Leia também:
Assento trocado: entenda o que é downgrade e como o passageiro deve proceder
Downgrade no avião: veja como o passageiro deve proceder
Leia Mais
Turquia multará passageiros apressados que ficam em pé antes do desembarque, diz jornal
5